Comunicação Empresarial: Chave do Sucesso para seu Negócio!

A comunicação empresarial é um componente estratégico que promove a imagem da organização e seus objetivos para diferentes públicos, aprimorando os resultados através da informação. Com uma comunicação eficaz, é mais fácil se conectar com clientes e colaboradores e encontrar ressonância de seus valores e missão dentro e fora da empresa.

A comunicação empresarial é a voz do seu negócio.

Para expressar quem você é no mercado, é necessário que seu discurso esteja muito bem alinhado.

Afinal, as empresas precisam se comunicar o tempo todo, com os mais diversos públicos.

O que é Comunicação Empresarial?

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Comunicação empresarial é uma atividade estratégica que promove a reputação da empresa e transmite suas informações para diferentes públicos.

Da assessoria de imprensa até a publicidade, todas as informações passam por esse conjunto de ferramentas e métodos que adequam a mensagem ao público-alvo.

Em uma empresa, as partes interessadas são várias: clientes, colaboradores, investidores, acionistas, parceiros e a própria sociedade.

Para cada público, é preciso ter uma estratégia exclusiva de comunicação – daí a necessidade de integrar a comunicação corporativa.

A História da Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial teve origem nos EUA, no início do século 20, quando as organizações começaram a se preocupar com sua imagem.

No livro Comunicação Empresarial (IESDE Brasil, 2010), o autor Luiz R. D. Melo conta que o primeiro escritório de Relações Públicas foi aberto em 1906, pelo jornalista Ivy Lee.

Na época, o objetivo de Lee era recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockefeller, acusado de competição desleal contra empresas menores.

Ao publicar notícias positivas sobre as ações filantrópicas do magnata nas seções editoriais, o jornalista conseguiu transformar o “patrão avarento” em “benfeitor da humanidade”.

Benefícios de Investir em uma Boa Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial traz mais benefícios do que você imagina.

Confira bons motivos para investir na sua.

Melhora na Imagem da Empresa

Como vimos, o próprio surgimento das relações públicas é marcado pela necessidade de melhorar a imagem da empresa.

A reputação da organização é fundamental para aumentar sua influência e conquistar a confiança de clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, governo e comunidade.

Ao construir uma imagem de autoridade e credibilidade, a empresa multiplica as oportunidades de negócio e ganha destaque no mercado nacional e global.

Profissionais Engajados

Imagem de colegas de trabalho rindo em conversa sob mesa de escritório

Esse é um dos benefícios mais notáveis da comunicação empresarial.

Um estudo da McKinsey, de 2012, aponta que as empresas que conseguem estabelecer uma comunicação efetiva entre colaboradores aumentam sua produtividade em 20-25%.

Bom Clima Organizacional

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A comunicação empresarial tem o poder de transformar o clima organizacional para melhor.

Isso porque os esforços de comunicação refletem diretamente no humor, sentimentos e percepções dos colaboradores, aumentando os níveis de satisfação.

O resultado é o impacto positivo na atmosfera geral do ambiente de trabalho.

Canais de Comunicação Sempre Abertos

Manter os canais de comunicação sempre abertos é a receita para uma cultura colaborativa e um ambiente frutífero à inovação.

De acordo com um relatório da Salesforce, com dados de 2018, os colaboradores que se sentem ouvidos pela organização são 4,6 vezes mais propensos a dar o seu melhor no trabalho.

A Comunicação no Ambiente de Trabalho

A comunicação empresarial se desdobra em várias especialidades dentro da organização.

Vamos conhecer as principais.

1. Comunicação Interna

Imagem de colega de trabalho dando feedback positivo para rapaz

A comunicação interna trata das relações entre a empresa e seus colaboradores.

Graças à era digital, a comunicação interna está cada vez mais dinâmica, aberta e colaborativa.

2. Comunicação Mercadológica

Visão de cima de uma mesa de escritório com computadores e dispositivos eletrônicos com ilustrações de gráficos

A comunicação mercadológica se volta para a venda e promoção dos produtos e serviços da empresa.

3. Comunicação Institucional

Imagem de palestra institucional com ilustração de cérebro com ligações

Por fim, a comunicação institucional está relacionada ao branding ou gestão de marca da empresa.

Fluxos da Comunicação Empresarial

A comunicação corporativa também ocorre em diferentes fluxos dentro das organizações.

Veja quais são os principais.

Fluxo Descendente

O fluxo descendente caracteriza as empresas com hierarquia rígida e estrutura verticalizada.

Fluxo Ascendente

O fluxo ascendente é o exato oposto: as informações emanam da base para o alto da pirâmide hierárquica.

Fluxo Horizontal

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O fluxo horizontal é o compartilhamento de informações entre colaboradores do mesmo nível hierárquico e posição dentro da organização.

Fluxo Transversal

Já o fluxo transversal é uma comunicação multidirecional, que reúne pessoas de todos os níveis e áreas da organização.

Fluxo Circular

Por fim, o fluxo circular é o preferido das empresas mais informais e dinâmicas.

Como Tornar a Comunicação de Minha Empresa Mais Eficiente?

Você já deve estar convencido de que é uma boa ideia investir na comunicação empresarial.

Para ir além da newsletter, você precisa atualizar suas técnicas e implementar ferramentas mais ágeis e eficientes.

Agilidade

Vivemos mergulhados em um fluxo de informação ininterrupto e lutando para nos manter atualizados em uma correria diária.

Interatividade

Seus colaboradores estão usando as últimas tecnologias e interagem o tempo todo nas redes sociais.

Mobilidade

Até 2020, 67% da população mundial já estará conectada pelos smartphones, segundo o Statista.

Capilaridade

Capilaridade é outro conceito fundamental para a comunicação empresarial, que diz respeito à capacidade de alcançar um público amplo.

Engajamento

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Não é à toa que você lê e ouve essa palavra em todos os lugares.

O engajamento é a energia motora dos negócios de sucesso.

Monitoramento de Resultados

Você também vai precisar de uma ajuda do Business Intelligence e Analytics para monitorar os resultados da comunicação.

Transparência

A transparência é o selo de autenticidade da sua comunicação, que demonstra o comprometimento com a verdade.

Tecnologia

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Finalmente, o elo que interliga todos os pilares da comunicação moderna: a tecnologia da informação.

Barreiras de uma Comunicação Empresarial

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Enfim, chegamos às barreiras que você terá de superar para implementar uma comunicação efetiva.

As barreiras semânticas estão relacionadas à incompatibilidade na linguagem e tom que a empresa utiliza para se comunicar.

As barreiras psicológicas e pessoais são as mais difíceis de lidar, porque estão enraizadas nas relações interpessoais.

As informações se tornam uma barreira quando ultrapassam o limite aceitável para os receptores.

Apesar de a internet romper com as distâncias, as barreiras geográficas e físicas ainda dificultam a comunicação empresarial.

Conclusão

À primeira vista, o termo comunicação empresarial remete às formalidades de relações públicas.

Mas agora você sabe que esse conceito é muito mais amplo, englobando todos os esforços de comunicação da empresa – especialmente internos.

Mais do que nunca, as empresas precisam investir em uma comunicação eficiente, que converse com todos os públicos e leve sua reputação adiante.

Não é somente uma questão de imagem, mas de propósitos e valores.

Quando a organização tem uma voz potente, consegue construir relacionamentos mais sólidos e alinhar objetivos com todas as partes interessadas.

Agora você já pode fazer seu diagnóstico.

Como anda o diálogo da sua empresa com as pessoas mais importantes para o negócio?

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