A comunicação empresarial é um componente estratégico que promove a imagem da organização e seus objetivos para diferentes públicos, aprimorando os resultados através da informação. Com uma comunicação eficaz, é mais fácil se conectar com clientes e colaboradores e encontrar ressonância de seus valores e missão dentro e fora da empresa.
A comunicação empresarial é a voz do seu negócio.
Para expressar quem você é no mercado, é necessário que seu discurso esteja muito bem alinhado.
Afinal, as empresas precisam se comunicar o tempo todo, com os mais diversos públicos.
O que é Comunicação Empresarial?
Comunicação empresarial é uma atividade estratégica que promove a reputação da empresa e transmite suas informações para diferentes públicos.
Da assessoria de imprensa até a publicidade, todas as informações passam por esse conjunto de ferramentas e métodos que adequam a mensagem ao público-alvo.
Em uma empresa, as partes interessadas são várias: clientes, colaboradores, investidores, acionistas, parceiros e a própria sociedade.
Para cada público, é preciso ter uma estratégia exclusiva de comunicação – daí a necessidade de integrar a comunicação corporativa.
A História da Comunicação Empresarial
A comunicação empresarial teve origem nos EUA, no início do século 20, quando as organizações começaram a se preocupar com sua imagem.
No livro Comunicação Empresarial (IESDE Brasil, 2010), o autor Luiz R. D. Melo conta que o primeiro escritório de Relações Públicas foi aberto em 1906, pelo jornalista Ivy Lee.
Na época, o objetivo de Lee era recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockefeller, acusado de competição desleal contra empresas menores.
Ao publicar notícias positivas sobre as ações filantrópicas do magnata nas seções editoriais, o jornalista conseguiu transformar o “patrão avarento” em “benfeitor da humanidade”.
Benefícios de Investir em uma Boa Comunicação Empresarial
A comunicação empresarial traz mais benefícios do que você imagina.
Confira bons motivos para investir na sua.
Melhora na Imagem da Empresa
Como vimos, o próprio surgimento das relações públicas é marcado pela necessidade de melhorar a imagem da empresa.
A reputação da organização é fundamental para aumentar sua influência e conquistar a confiança de clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, governo e comunidade.
Ao construir uma imagem de autoridade e credibilidade, a empresa multiplica as oportunidades de negócio e ganha destaque no mercado nacional e global.
Profissionais Engajados
Esse é um dos benefícios mais notáveis da comunicação empresarial.
Um estudo da McKinsey, de 2012, aponta que as empresas que conseguem estabelecer uma comunicação efetiva entre colaboradores aumentam sua produtividade em 20-25%.
Bom Clima Organizacional
A comunicação empresarial tem o poder de transformar o clima organizacional para melhor.
Isso porque os esforços de comunicação refletem diretamente no humor, sentimentos e percepções dos colaboradores, aumentando os níveis de satisfação.
O resultado é o impacto positivo na atmosfera geral do ambiente de trabalho.
Canais de Comunicação Sempre Abertos
Manter os canais de comunicação sempre abertos é a receita para uma cultura colaborativa e um ambiente frutífero à inovação.
De acordo com um relatório da Salesforce, com dados de 2018, os colaboradores que se sentem ouvidos pela organização são 4,6 vezes mais propensos a dar o seu melhor no trabalho.
A Comunicação no Ambiente de Trabalho
A comunicação empresarial se desdobra em várias especialidades dentro da organização.
Vamos conhecer as principais.
1. Comunicação Interna
A comunicação interna trata das relações entre a empresa e seus colaboradores.
Graças à era digital, a comunicação interna está cada vez mais dinâmica, aberta e colaborativa.
2. Comunicação Mercadológica
A comunicação mercadológica se volta para a venda e promoção dos produtos e serviços da empresa.
3. Comunicação Institucional
Por fim, a comunicação institucional está relacionada ao branding ou gestão de marca da empresa.
Fluxos da Comunicação Empresarial
A comunicação corporativa também ocorre em diferentes fluxos dentro das organizações.
Veja quais são os principais.
Fluxo Descendente
O fluxo descendente caracteriza as empresas com hierarquia rígida e estrutura verticalizada.
Fluxo Ascendente
O fluxo ascendente é o exato oposto: as informações emanam da base para o alto da pirâmide hierárquica.
Fluxo Horizontal
O fluxo horizontal é o compartilhamento de informações entre colaboradores do mesmo nível hierárquico e posição dentro da organização.
Fluxo Transversal
Já o fluxo transversal é uma comunicação multidirecional, que reúne pessoas de todos os níveis e áreas da organização.
Fluxo Circular
Por fim, o fluxo circular é o preferido das empresas mais informais e dinâmicas.
Como Tornar a Comunicação de Minha Empresa Mais Eficiente?
Você já deve estar convencido de que é uma boa ideia investir na comunicação empresarial.
Para ir além da newsletter, você precisa atualizar suas técnicas e implementar ferramentas mais ágeis e eficientes.
Agilidade
Vivemos mergulhados em um fluxo de informação ininterrupto e lutando para nos manter atualizados em uma correria diária.
Interatividade
Seus colaboradores estão usando as últimas tecnologias e interagem o tempo todo nas redes sociais.
Mobilidade
Até 2020, 67% da população mundial já estará conectada pelos smartphones, segundo o Statista.
Capilaridade
Capilaridade é outro conceito fundamental para a comunicação empresarial, que diz respeito à capacidade de alcançar um público amplo.
Engajamento
Não é à toa que você lê e ouve essa palavra em todos os lugares.
O engajamento é a energia motora dos negócios de sucesso.
Monitoramento de Resultados
Você também vai precisar de uma ajuda do Business Intelligence e Analytics para monitorar os resultados da comunicação.
Transparência
A transparência é o selo de autenticidade da sua comunicação, que demonstra o comprometimento com a verdade.
Tecnologia
Finalmente, o elo que interliga todos os pilares da comunicação moderna: a tecnologia da informação.
Barreiras de uma Comunicação Empresarial
Enfim, chegamos às barreiras que você terá de superar para implementar uma comunicação efetiva.
As barreiras semânticas estão relacionadas à incompatibilidade na linguagem e tom que a empresa utiliza para se comunicar.
As barreiras psicológicas e pessoais são as mais difíceis de lidar, porque estão enraizadas nas relações interpessoais.
As informações se tornam uma barreira quando ultrapassam o limite aceitável para os receptores.
Apesar de a internet romper com as distâncias, as barreiras geográficas e físicas ainda dificultam a comunicação empresarial.
Conclusão
À primeira vista, o termo comunicação empresarial remete às formalidades de relações públicas.
Mas agora você sabe que esse conceito é muito mais amplo, englobando todos os esforços de comunicação da empresa – especialmente internos.
Mais do que nunca, as empresas precisam investir em uma comunicação eficiente, que converse com todos os públicos e leve sua reputação adiante.
Não é somente uma questão de imagem, mas de propósitos e valores.
Quando a organização tem uma voz potente, consegue construir relacionamentos mais sólidos e alinhar objetivos com todas as partes interessadas.
Agora você já pode fazer seu diagnóstico.
Como anda o diálogo da sua empresa com as pessoas mais importantes para o negócio?
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